quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O livro e a criança.

O mercado da Literatura Infantil vem se destacando com tantos escritores desde os mais jovens aos mais renomados e consagrados autores de histórias para crianças, mas todo este destaque se dá, principalmente, pela criatividade e diversidade de materiais com que são produzidos os livros.
Transformar uma história de contos de fadas, de aventura, de mistério em um brinquedo no qual a criança possa desvendar o mundo da imaginação, aprender, descobrir palavras novas, viajar pelas histórias, são uns dos objetivos do livro-brinquedo.
Imagine abrir um livro e em segundos ver páginas que se movem, que falam, personagens que saltam para fora e revelam cenários supreendentes, sem contar as histórias que são criadas e recriadas a cada brincadeira pela própria criança.
O livro, então, transforma-se de um simpes objeto a um recurso de grande valor para o despertar da leitura, desenvolvimento da linguagem, organização, disciplina, concentração, entre tantos outros fatores no qual o contato com o livro, seja lendo, ouvindo ou brincando são descobertos.
A diferença começa com a linha Babyteca ao oferecer material resistente, leve, higiênico e prático, sendo o primeiro contato da criança com o livro. A partir dos 3 anos é interessante apresentar histórias nas quais as crianças se identificam, principalmente, histórias em que os personagens vivenciam situações parecidas com o dia a dia. Histórias com animais, fábulas, personagens fictícios revelam um mundo onde tudo é possível.
Portanto, aproximar o livro de uma criança é aproximá-la deste universo extremamente saudável, fundamental para seu desenvolvimento intelectual e cultural.
Visitar uma livraria com a criança, faz com que ela sinta-se parte deste universo, onde a diversidade aproxima a um olhar mais seletivo, despertando suas características através de escolhas.
É muito gostoso ver uma criança dentro de uma livraria, a euforia de estar dentro daquele espaço é revelador, como se tudo ao redor transforma-se numa deliciosa brincadeira, a curiosidade, o toque, o olhar faz toda a dferença.
Por ser um produto, um bem de consumo, o investimento no livro se torna favorável quando se percebe tais benefícios.
Invista na criança, dê livros de presente!